Connect with us

Estado

Ciopaer presta apoio aéreo no combate às queimadas no estado

Aeronave do Ciopaer lançou cerca de 7,5 mil litros de água em focos de incêndio nesse sábado, 14, em Palmas

Published

on

Ciopaer presta apoio aéreo ao combate de queimadas e lança cerca de 7,5 mil litros de água em focos de incêndio nesse sábado

A aeronave do Centro Integrado de Operações Áereas (Ciopaer), unidade da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), realizou na tarde deste sábado, 14 mais um voo em prol do combate às queimadas no estado. Dessa vez a missão foi combater um incêndio próximo ao Ginásio Ayrton Sena em Taquaralto e próximo a ponte do Jardim Aureny I, na região sul de Palmas.

Acionada pelo Sistema Integrado de Operações (Siop), a equipe do “Tocantins 01” decolou do aeroporto de Palmas com equipamento acoplado ao helicóptero chamado de helibalde com capacidade de 545 litros. A bordo, a tripulação composta por três operadores, sendo dois pilotos e um operador aerotático, fizeram a captação de água próximo a Estação de Tratamento da Capital, sendo realizados 15 lançamentos, com um total de 7,5 mil litros de água para apagar os focos de incêndios.

Objetivo foi combater um incêndio próximo ao Ginásio Ayrton Sena em Taquaralto e próximo a ponte do Jardim Aureny I, na região sul de Palmas

O Diretor do Ciopaer, Major Bruno Mendes, destacou a importância do trabalho de monitoramento, combate e fiscalização dos incêndios desenvolvido pela unidade. “Ser o apoio aéreo para essas missões é muito gratificante, pois ao lançar uma quantidade de água em fogo é possível diminuir a temperatura e possibilitar o trabalho de rescaldo efetuado em solo pelos brigadistas para extinguir o incêndio”.

Para o supervisor de instruções e operações, Major Denys Dalla, há uma grande preocupação da Defesa Civil, com a chegada das primeiras chuvas, principalmente na zona rural, pois há um entendimento cultural de atear fogo na pastagem para limpar a área e as cinzas servirem de adubo. “Essa é a nossa apreensão, pois na zona rural culturalmente após as primeiras chuvas de setembro, coloca-se fogo no pasto para limpar e melhorar a qualidade da terra, pois as cinzas servem de adubo, na visão de algumas pessoas. Seja na zona urbana ou rural, isso só prejudica o meio ambiente, que é nossa casa e nosso local de trabalho”.
O Major lembrou a prevenção é mais fácil que o combate, já que muitas vezes todos os meios disponíveis não são suficientes para combater todos os focos que iniciam.

Atuação Cioaper

Ao longo do período de seca e combate às queimadas, o Ciopaer já realizou 149 lançamentos com o helibalde, um total de 74,5 mil litros de água. Dessa maneira o Ciopaer realizou em voos para Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins um monitoramento de mais de 9 horas de voo e combate à incêndio (lancamento/transporte Brigadistas) de pouco mais que 18 horas. Em um somatório de horas, o Ciopaer já realizou aproximadamente 27 horas de voos exclusivas no combate aos focos de incêndios no Tocantins.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas