Conecte-se conosco

Geral

Cidadania e Justiça aparelha unidades penais com equipamentos menos letais

Foram entregues granadas de pimenta, de gás lacrimogênio e de efeito moral; munições de borracha calibre 12; sprays com químicos; lançadores M640 com munições e outros tipos de projéteis não-letais

Publicados

em

Seciju aparelha unidades penais com equipamentos menos letais

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Departamento Penitenciário do Tocantins (Depen-TO), entregou na manhã desta sexta-feira, 04, na Escola de Gestão Penitenciária, mais de 11 mil itens de segurança aos diretores de unidades prisionais do Estado do Tocantins. Tratam-se de equipamentos menos letais que serão utilizados nas rotinas operacionais das casas penais, aparelhando o Sistema e visando preservar a vida dos envolvidos em motins.

Dentre os equipamentos entregues estão granadas de pimenta, de gás lacrimogênio e de efeito moral; munições de borracha calibre 12; sprays com químicos; 10 lançadores M640 com munições do respectivo calibre; e outros tipos de projéteis não-letais. Ao todo, foram entregues 11.480 itens de segurança. “São parte dos 65.500 itens de segurança que estão sendo adquiridos pelo Estado. Ainda está prevista a entrega de fuzis, espingardas, mais munições e acessórios”, expôs o superintendente do Sistema Penitenciário, Orleanes Alves de Sousa.

Como parte do trabalho de aparelhamento, modernização e reestruturação do Sistema Penitenciário, o secretário da Seciju, Heber Fidelis, começou a distribuição dos equipamentos em dezembro de 2018, com a entrega de 100 espingardas calibre 12 Pump Action cano de 14 polegadas. “A entrega de todos esses materiais nos fortalece e nos enche de esperança. Em um futuro breve, a gente vai ter um Sistema melhor, mais capacitado e mais humano”, enfatizou o gestor, lembrando que o dinheiro utilizado para aquisição desses materiais estava parado nos cofres do Estado desde 2016.

Valorização do servidor

Na ocasião, o secretário anunciou que está articulando a aprovação do Estatuto dos servidores do Depen/TO e agradeceu o empenho das equipes na manutenção da ordem nas casas penais. “Estamos negociando a aprovação do estatuto e o reconhecimento dos direitos desses servidores. Já andamos com relação a isso, adiantando a nomenclatura que está na Assembleia Legislativa para ser votada”, garantiu.

Scanners corporais

Para dar continuidade ao reforço na segurança das unidades penais, a Seciju está adquirindo 19 scanners corporais que serão colocados nas três maiores unidades penais e em outras de médio porte. Serão sete equipamentos instalados em regime de locação e outros 12 doados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). A primeira unidade a receber o equipamento será a Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP).

Complexo Prisional Serra do Carmo

O secretário também adiantou que neste ano será iniciada a construção do Complexo Prisional Serra do Carmo, com capacidade para 603 detentos. O complexo abrigará inicialmente uma Unidade Prisional Masculina, posteriormente uma feminina e um presídio de segurança máxima. A unidade masculina será composta por três pavilhões: cada um com 26 celas, totalizando 78. Terá ainda 12 celas de isolamento, 20 celas de visita íntima e mais 20 celas individuais e coletivas fora dos pavilhões carcerário.

 

Geral

Mais uma Fábrica é inaugurada no Parque Agroindustrial de Gurupi

Publicados

em

 

Gurupi hoje é destaque no Tocantins na área industrial, prova disso é a chegada de várias empresas que estão apostando no potencial da cidade e nesta quarta-feira (29), foi inaugurada mais uma empresa no Parque Agroindustrial (PAIG) do município. O grupo AGROUP instalou sua matriz na Capital da Amizade.

A empresa produz adubos e insumos agrícolas e já iniciou em Gurupi a produção de adubo orgânico e mineral. Segundo o proprietário Luis Henrique Costa, a AGROUP resolveu instalar sua matriz em Gurupi por vários fatores, entre eles, o incentivo do prefeito Laurez e a agilidade da gestão para viabilizar o terreno.

“Gurupi tem um potencial de crescimento muito grande e resolvemos investir aqui devido vários motivos: logística, matéria prima em abundância, mão de obra qualificada e principalmente pelo esforço do prefeito Laurez e sua equipe para arrumar essa área com toda essa estrutura para nossa instalação aqui, hoje é um dia de muita alegria e esperamos crescer aqui e retribuir para a cidade toda a receptividade que tiveram conosco”, disse Luis.

Na ocasião também foi celebrado a primeira venda de insumos da AGROUP em Gurupi no valor de R$ 1,5 milhão para um produtor de soja da região. “Já estamos empregando pessoas da cidade e pretendemos a curto e médio prazo investir e empregar ainda mais”, acrescentou o empresário.

Para o prefeito Laurez Moreira, a inauguração de mais uma empresa no PAIG reforça a economia do município e mostra que Gurupi está em constante crescimento. “Hoje vemos o País em um momento difícil principalmente na área industrial, e Gurupi está no caminho inverso disso, dando oportunidade para quem quer investir aqui e atraindo cada vez mais empresas, todo mundo ganha com isso e esta inauguração da AGROUP é uma conquista para a população”, frisou.

Além do prefeito Laurez Moreira, participaram da inauguração secretários municipais, vereadores, autoridades religiosas e produtores da região.

 

Continue Lendo

Estado

Pecuária de corte e leite tem ampliação de expositores e modernização na Agrotins 2019

Segmento recebe maior quantidade de animais e diversidade de raças, instalações modernizadas com utilização de pré-moldados e qualificação de pastagens

Publicados

em

Nova estrutura foi montada para melhor receber os animais, além de facilitar o acesso a expositores e público

 

Os setores da pecuária de corte e leite são destaque na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019), que acontece de 7 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, com acesso pela TO-050, saída para Porto Nacional. O enfoque deste ano no segmento é voltado a investimentos na ampliação e modernização da estrutura dos currais personalizados e pastos de qualidade para o bem estar animal.

Para a médica veterinária da Seagro, Érika Jardim, esse olhar diferenciado do governo estadual se refere ao potencial que o Tocantins possui na agropecuária para alavancar o agronegócio tocantinense. “A pecuária é a segunda atividade econômica com maior ascensão, gera emprego e contribui para o aumento do PIB tocantinense, sendo aplicados investimentos na melhoria na produtividade, incorporando a qualidade tecnológica na genética do rebanho ao sistema produtivo Integração Lavoura Pecuária – ILP”, ressalta.

De acordo com o gerente de pecuária da Seagro, Thyago Túlio, a estrutura do curral e criação de pastos foram instalados seguindo métodos modernos, com currais pré-moldados e novas edificações. “O espaço está sendo construído numa área três vezes maior, se comparada com a anterior, para a pecuária de corte, leite, ovinocaprino e equinos”, ressaltou.

Rebanho

Neste ano, a Agrotins receberá um total de 600 animais das principais raças bovinas, entre elas Nelore, Senepol, Canchim, Guzerá, Gir, Girolando, além dos ovinocaprinos Santa Inês, Saanen, Morada Nova e Dorper e equinos Manga Larga, Quarto de Milha, Crioulo, entre outros. Uma outra inovação na Agrotins 2019 é a exposição estadual da raça equina Manga Larga Marchador.

Agrotins

A Agrotins 2019 é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e suas vinculadas, o Instituto do Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em parceria com instituições públicas, iniciativa privada e entidades de classe ligadas ao setor agropecuário. Mais informações no site www.agrotins.to.gov.br 

 

 

Continue Lendo

Estado

Aplicativo dos Bombeiros contabiliza 23 mil downloads

SOS 193, que auxilia a população em situações de emergência, pode ser baixado, gratuitamente, pela loja virtual do Android, Google Play Store

Publicados

em

Para o desenvolvedor, aplicativo não substitui o atendimento presencial

Desde 2015 o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) colocou à disposição da população o aplicativo SOS 193, que fornece auxílio em situações de emergência, com noções de primeiros socorros a serem seguidas pelos cidadãos até a chegada da equipe especializada. Até o momento, o APP contabiliza 23 mil downloads e alcança 10 países.

A plataforma reúne 13 situações, com informações rápidas e imprescindíveis para o público. Entre elas, estão: afogamento, choque elétrico, convulsão, engasgamentos, fraturas, infarto, envenenamento e intoxicação.

Segundo a última pesquisa realizada pelo portal americano APP Annie, em 2017 o Brasil foi ranqueado como o 4º que mais baixa aplicativos. Até 2022 a previsão é que o país supere oito bilhões de downloads.

Conforme o idealizador da plataforma, Rafael Vilarins, à época foi feita uma pesquisa com 150 pessoas, em Palmas, para medir a aceitação do aplicativo. Hoje, ele comemora os resultados. “Com a popularização dos smartphones a plataforma se torna, cada dia, mais aceita. Minha maior satisfação é saber que conseguimos cumprir com o nosso propósito: de alcançar um grande número de pessoas com informações de qualidade e, acima de tudo, contribuir para salvar vidas”, afirmou.

De acordo com o desenvolvedor, sargento Bruno Moraes, o SOS 193 não substitui o atendimento presencial, mas dá à população mais condições de assistência, por meio de uma linguagem simplificada. “Há algum tempo, as pessoas teriam que andar com cartilhas, de papel, para buscar informações sobre primeiros socorros. Com o SOS 193, elas podem consultar as orientações, com uma linguagem de fácil entendimento e acionar os bombeiros pelo próprio APP”, ressaltou.

O aplicativo pode ser baixado, gratuitamente, pela loja virtual do Android, Google Play Store.

 

 

Continue Lendo