Conecte-se conosco

Política

Centro de Pesquisa da Unitins em Formoso inicia experimento de consórcio de arroz com açaí para beneficiar pequenos produtores

Centro de Pesquisa Agroambiental de Várzea está em fase final de plantio para 10 novos ensaios experimentais com arroz irrigado

Publicados

em

Os pesquisadores do Centro de Pesquisa Agroambiental de Várzea em Formoso do Araguaia (CPAV), da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), estão concluindo nesta semana o plantio das sementes de arroz para novos experimentos. Dentre as novidades neste plantio, estão adequações nos campos experimentais para melhorar o manejo da água de irrigação e um experimento consorciando o açaí com arroz.

O diretor de Pesquisa Agropecuária da Unitins, professor doutor Expedito Cardoso, explica que os 10 ensaios experimentais com arroz irrigado são voltados para o melhoramento genético (seleção e testes para novas variedades) e, nestes ensaios, estão sendo avaliadas dezenas de linhagens, avaliação de doses e eficiências de nutrientes como fonte de nitrogênio, avaliação de fungicidas para controle de doenças, eficiências de herbicidas e avaliação de quebra de resistência de plantas daninhas aos principais herbicidas utilizados nas várzeas tocantinenses.

Em relação ao consórcio entre as duas plantas, experimento focado no pequeno agricultor, o diretor fala que o açaí tem um grande potencial para várzeas tropicais e tende ser uma alternativa de renda pela extração do fruto e do palmito, tornando-se viável durante todo o ano. “Neste projeto-piloto, entre as fileiras de açaí, será feito o cultivo de arroz e outras culturas anuais. Como o açaí inicia a produção após três anos, o pequeno produtor vai cultivando a área com essas culturas anuais. E o arroz é uma cultura que tem aptidão para ser cultivado em áreas de várzeas que em determinados períodos ficam saturadas ou inundadas. As condições estão ótimas tanto para o açaí quanto para o arroz”.

As mudas de açaí usadas no experimento foram produzidas no viveiro do Complexo de Ciências Agrárias (CCA) da Unitins, em Palmas.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, destacou o potencial da área do CPAV que tem cerca de 100 hectares e onde são feitas pesquisas em busca de sementes bem adaptadas e com alta produtividade para o Estado. “A Unitins, enquanto centro de pesquisa, sente-se bastante satisfeita por colocar nosso pesquisador e nosso acadêmico em contato com essas pesquisas. A Unitins cumpre seu papel de instituição que viabiliza e incentiva a pesquisa, a produção e incentiva também a essas parcerias, com instituições públicas e privadas, para que essas cultivares sejam estudadas, contribuindo para o desenvolvimento de todo o Tocantins”.

Área

Os experimentos em desenvolvimento nesta safra juntos totalizam uma área de aproximadamente 30 mil metros quadrados para o arroz irrigado e mais 15 mil metros quadrados para agrofloresta (açaí +arroz). Os resultados dos trabalhos são apresentados, anualmente, por meio de uma mostra de pesquisa nas cidades de Palmas, Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão.

Os trabalhos de pesquisas desenvolvidos no centro envolvem parceiros, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Queridinho dos brasileiros, a produção de arroz no País ultrapassa as 15 milhões de toneladas em casca. O Tocantins é o terceiro maior produtor nacional.

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Deputado Gleydson Nato providencia a entrega de cadeiras de rodas em Gurupi e região

Publicados

em

Em pouco tempo de atuação parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, o deputado Gleydson Nato (PTB), representante da região sul naquele parlamento, vem se destacando por direcionar o seu trabalho para as atividades de grande alcance social, beneficiando significativamente, a população mais carente do Estado. Além disso, tem se mostrado um parlamentar municipalista, preocupado em buscar benefícios para os municípios que representa.

Dando sequência a seu trabalho de cunho social, Gleydson Nato esteve na tarde desta sexta-feira (6), com o padre Eldinei Carneiro, da Igreja Matriz de Santo Antônio, em Gurupi, e também com a coordenadora da Sociedade São Vicente de Paula, ligado àquela paróquia, Waldelice Ribeiro, onde fez a entrega de três cadeiras de rodas, sendo que uma, apropriada para banho. Ele estava acompanhado por colaboradores e pelo vereador Ataide Leiteiro.

Posteriormente, o parlamentar e sua equipe se deslocaram até a cidade de Figueirópolis, onde, atendendo a uma reivindicação da vereadora Hérica Menezes da Silva, providenciou a entrega uma cadeira de rodas para o Raimundo Pereira, que se encontrava deitado numa rede, debaixo de umas árvores, no seu quintal, e que ficou muito feliz e agradecido ao receber esse presente que, certamente, trará mais comodidade à sua vida.

De volta à Gurupi, Gleydson Nato ainda teve tempo de entregar mais duas cadeiras de rodas, sendo que uma, para banho e a outra, comum. As cadeiras foram destinadas a um jovem residente no setor Jardim dos Buritis.

Outras cadeiras também estão previstas para serem entregues à outra Sociedade São Vicente de Paula, ligada à Paróquia de Nossa Senhora D’Abadia. Já na segunda-feira (9), seis cadeiras serão entregues para a APAE de Gurupi. Ao todo, o deputado está providenciando a entrega de 30 cadeiras de rodas para atender as pessoas que realmente necessitam desse benefício.

Gleydson Nato explicou que a aquisição dessas cadeiras está sendo feita com recursos próprios do parlamentar, pois tem se sensibilizado diante do fato de encontrar em suas andanças pelo Estado, várias pessoas que necessitam de cadeiras de rodas, além daquelas entidades filantrópicas que fazem esse tipo de reivindicação e que o deputado busca atender dentro do possível.

Continue Lendo

Política

Eleição Suplementar em Pugmil será no dia 2 de fevereiro de 2020

Pleno do TRE-TO aprova a Resolução n° 458/2019, que fixa data, aprova instruções e calendário eleitoral para a realização de novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Pugmil.

Publicados

em

Durante sessão vespertina desta segunda-feira (2/12), o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) aprovou a Resolução nº 458/2019 (PJe nº 0600241-02.2019.6.27.0000) que fixa a data de 2 de fevereiro de 2020 para a realização de eleição suplementar no município de Pugmil -TO para os cargos de prefeito e vice-prefeito. Candidatos eleitos deverão ser diplomados até o dia 14 de fevereiro de 2020.

A eleição suplementar acontece após o julgamento de uma Reclamação pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em novembro deste ano, mantendo a decisão do TRE-TO que cassa os diplomas de Maria de Jesus Ribeiro da Silva Mendes e Elton Barros Coelho, eleitos em 2016, em decorrência de captação e gastos ilícitos de recursos e abuso de poder econômico na campanha.

O Município de Pugmil pertence à 7ª Zona Eleitoral e conta atualmente com 1.771 eleitores. Estarão aptos a votar os eleitores constantes do cadastro eleitoral em situação regular e com domicílio eleitoral em Pugmil até 3 de setembro de 2019, 151 dias antes do pleito.

Calendário Eleitoral

O calendário eleitoral estabelece que as convenções partidárias devem ser realizadas no período de 3 a 5 de janeiro de 2020, nelas podendo concorrer qualquer eleitor do município, desde que respeitadas as condições constitucionais e legais de elegibilidade e de incompatibilidade (Código Eleitoral, art. 3º, e Lei Complementar n° 64/1190, art. 1º).

Já os registros de candidaturas deverão ser solicitados ao juiz da 7ª Zona Eleitoral de Paraíso do Tocantins até as 19 horas do dia 6 de janeiro de 2020. E os pedidos de registros de candidatura, impugnados ou não, deverão estar julgados até o dia 26 de janeiro de 2020.

A propaganda eleitoral estará permitida a partir do dia 7 de janeiro e é regulada pela Resolução TSE nº 23.547/2017 e pela Lei nº 9.504/97.

As prestações de contas de candidatos e partidos devem ser apresentadas ao cartório eleitoral até o dia 4 de fevereiro de 2020. Os candidatos eleitos em primeiro turno deverão ser diplomados até o dia 14 de fevereiro de 2020.

As demais regras e o calendário eleitoral que disciplinam a eleição suplementar de Pugmil podem ser conferidas na Resolução 458/2019

Continue Lendo

Política

Eleição Suplementar de Lajeado: Eleitos serão diplomados dia 11 de dezembro

Serão diplomados Antônio Luiz Bandeira Júnior e José Edival Gomes Alves, eleitos com 1. 779 votos para os cargos de prefeito e vice-prefeito

Publicados

em

Finalizando as atividades da Eleição Suplementar de Lajeado, a Justiça Eleitoral do Tocantins, por meio da 5ª Zona Eleitoral de Miracema, realiza cerimônia de diplomação dia 11 de dezembro, às 15 horas, no salão de Júri do Fórum da Comarca de Miracema. Serão diplomados Antônio Luiz Bandeira Júnior e José Edival Gomes Alves, eleitos com 1. 779 votos para os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente.

Em cerimônia aberta ao público, o juiz eleitoral da 5ª ZE, Marcello Rodrigues de Ataídes entregará os diplomas aos eleitos que cumprirão mandato até 31 de dezembro de 2020. A posse será realizada pelo Presidente da Câmara Municipal de Lajeado.

Diplomação

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que os eleitos estão aptos a tomar posse, depois de terminado o pleito, apurado os votos e julgados os processos de prestações de contas.

Conforme estabelece a Lei 9504, para ser diplomado os eleitos devem ter as contas de campanha julgadas pelo juízo competente.

Continue Lendo

Notícias