Conecte-se conosco

Geral

Cadeia de Barrolândia é reformada e juiz destaca o papel de casas penais do interior no combate às facções

Unidade ganhou nova pintura, melhorias na parte hidráulica, colocação de ferro no piso e sensores de alarme em seu entorno

Publicados

em

Reforma reflete positivamente no trabalho de ressocialização

Ressignificar é a palavra que descreve todo o trabalho desenvolvido ao longo de 2018 na Cadeia Pública de Barrolândia, distante cerca de 81 km de Palmas. Em busca desse objetivo, mais uma parceria da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Sistema Penitenciário Prisional do Tocantins (Sispen/TO), com o Poder Judiciário, acaba de concluir uma reforma que deu nova cara à unidade prisional.

Ao prestar contas dos recursos investidos, fruto de doações realizadas pelo Conselho da Comunidade da Execução Penal, a direção da unidade prisional convidou o juiz da Comarca local, José Dias Nunes, para conhecer as melhorias estruturais nessa quarta-feira, 19.

A unidade ganhou nova pintura geral, melhorias na parte hidráulica, colocação de ferro no piso, para evitar escavações por parte dos detentos, sensores de alarme em todo o seu entorno, um projeto de cultivo de hortaliças e a substituição do bebedouro de água.

Ao diretor da Cadeia, Leandro Oliveira de Sá, o magistrado elogiou o trabalho realizado pelas unidades penais do interior. “Acredito muito no potencial das pequenas unidades penais, pois elas cumprem um papel muito importante no combate ao crescimento das facções criminosas”, disse o juiz.

Ele justifica que os estados que decidiram centralizar a população carcerária, hoje enfrentam um grande problema, pois acabaram facilitando o recrutamento de membros pelas facções. “Nisso, o Tocantins ainda se difere dos demais”, completou.

O magistrado também falou sobre o que o motiva o Poder Judiciário a colaborar com as melhorias das duas unidades penais que estão em sua comarca, as Cadeias de Barrolândia e de Miranorte. “Quando vemos os esforços dos servidores, trabalhando para tornar o ambiente melhor, e a direção da unidade se movimentando para proporcionar ressocialização, nós, do Judiciário, não podemos nos abster. O que nos resta é ajudar naquilo que for possível para melhorar o ambiente carcerário”, atestou.

Para o diretor da unidade, o desafio da custódia e da execução penal deve ser encarado com atenção, não pode ser meramente assistido. “A busca por melhorias, por qualidade de vida e por segurança deve ser uma constante e sempre apresentando evoluções, pois é algo que trará um reflexo relevante na prestação de um bom trabalho voltado à ressocialização”, refletiu.

O diretor também agradeceu ao juiz da Comarca e ao Conselho da Comunidade pela parceria. “Muitos locais não têm a sorte de contar com um Judiciário tão parceiro como o nosso. Então, somente tenho a agradecer”. Na ocasião, o diretor e o juiz debateram ainda sobre os projetos para o ano de 2019 e como irão concretizá-los.

 

Geral

Mais uma Fábrica é inaugurada no Parque Agroindustrial de Gurupi

Publicados

em

 

Gurupi hoje é destaque no Tocantins na área industrial, prova disso é a chegada de várias empresas que estão apostando no potencial da cidade e nesta quarta-feira (29), foi inaugurada mais uma empresa no Parque Agroindustrial (PAIG) do município. O grupo AGROUP instalou sua matriz na Capital da Amizade.

A empresa produz adubos e insumos agrícolas e já iniciou em Gurupi a produção de adubo orgânico e mineral. Segundo o proprietário Luis Henrique Costa, a AGROUP resolveu instalar sua matriz em Gurupi por vários fatores, entre eles, o incentivo do prefeito Laurez e a agilidade da gestão para viabilizar o terreno.

“Gurupi tem um potencial de crescimento muito grande e resolvemos investir aqui devido vários motivos: logística, matéria prima em abundância, mão de obra qualificada e principalmente pelo esforço do prefeito Laurez e sua equipe para arrumar essa área com toda essa estrutura para nossa instalação aqui, hoje é um dia de muita alegria e esperamos crescer aqui e retribuir para a cidade toda a receptividade que tiveram conosco”, disse Luis.

Na ocasião também foi celebrado a primeira venda de insumos da AGROUP em Gurupi no valor de R$ 1,5 milhão para um produtor de soja da região. “Já estamos empregando pessoas da cidade e pretendemos a curto e médio prazo investir e empregar ainda mais”, acrescentou o empresário.

Para o prefeito Laurez Moreira, a inauguração de mais uma empresa no PAIG reforça a economia do município e mostra que Gurupi está em constante crescimento. “Hoje vemos o País em um momento difícil principalmente na área industrial, e Gurupi está no caminho inverso disso, dando oportunidade para quem quer investir aqui e atraindo cada vez mais empresas, todo mundo ganha com isso e esta inauguração da AGROUP é uma conquista para a população”, frisou.

Além do prefeito Laurez Moreira, participaram da inauguração secretários municipais, vereadores, autoridades religiosas e produtores da região.

 

Continue Lendo

Estado

Pecuária de corte e leite tem ampliação de expositores e modernização na Agrotins 2019

Segmento recebe maior quantidade de animais e diversidade de raças, instalações modernizadas com utilização de pré-moldados e qualificação de pastagens

Publicados

em

Nova estrutura foi montada para melhor receber os animais, além de facilitar o acesso a expositores e público

 

Os setores da pecuária de corte e leite são destaque na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019), que acontece de 7 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, com acesso pela TO-050, saída para Porto Nacional. O enfoque deste ano no segmento é voltado a investimentos na ampliação e modernização da estrutura dos currais personalizados e pastos de qualidade para o bem estar animal.

Para a médica veterinária da Seagro, Érika Jardim, esse olhar diferenciado do governo estadual se refere ao potencial que o Tocantins possui na agropecuária para alavancar o agronegócio tocantinense. “A pecuária é a segunda atividade econômica com maior ascensão, gera emprego e contribui para o aumento do PIB tocantinense, sendo aplicados investimentos na melhoria na produtividade, incorporando a qualidade tecnológica na genética do rebanho ao sistema produtivo Integração Lavoura Pecuária – ILP”, ressalta.

De acordo com o gerente de pecuária da Seagro, Thyago Túlio, a estrutura do curral e criação de pastos foram instalados seguindo métodos modernos, com currais pré-moldados e novas edificações. “O espaço está sendo construído numa área três vezes maior, se comparada com a anterior, para a pecuária de corte, leite, ovinocaprino e equinos”, ressaltou.

Rebanho

Neste ano, a Agrotins receberá um total de 600 animais das principais raças bovinas, entre elas Nelore, Senepol, Canchim, Guzerá, Gir, Girolando, além dos ovinocaprinos Santa Inês, Saanen, Morada Nova e Dorper e equinos Manga Larga, Quarto de Milha, Crioulo, entre outros. Uma outra inovação na Agrotins 2019 é a exposição estadual da raça equina Manga Larga Marchador.

Agrotins

A Agrotins 2019 é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e suas vinculadas, o Instituto do Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em parceria com instituições públicas, iniciativa privada e entidades de classe ligadas ao setor agropecuário. Mais informações no site www.agrotins.to.gov.br 

 

 

Continue Lendo

Estado

Aplicativo dos Bombeiros contabiliza 23 mil downloads

SOS 193, que auxilia a população em situações de emergência, pode ser baixado, gratuitamente, pela loja virtual do Android, Google Play Store

Publicados

em

Para o desenvolvedor, aplicativo não substitui o atendimento presencial

Desde 2015 o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) colocou à disposição da população o aplicativo SOS 193, que fornece auxílio em situações de emergência, com noções de primeiros socorros a serem seguidas pelos cidadãos até a chegada da equipe especializada. Até o momento, o APP contabiliza 23 mil downloads e alcança 10 países.

A plataforma reúne 13 situações, com informações rápidas e imprescindíveis para o público. Entre elas, estão: afogamento, choque elétrico, convulsão, engasgamentos, fraturas, infarto, envenenamento e intoxicação.

Segundo a última pesquisa realizada pelo portal americano APP Annie, em 2017 o Brasil foi ranqueado como o 4º que mais baixa aplicativos. Até 2022 a previsão é que o país supere oito bilhões de downloads.

Conforme o idealizador da plataforma, Rafael Vilarins, à época foi feita uma pesquisa com 150 pessoas, em Palmas, para medir a aceitação do aplicativo. Hoje, ele comemora os resultados. “Com a popularização dos smartphones a plataforma se torna, cada dia, mais aceita. Minha maior satisfação é saber que conseguimos cumprir com o nosso propósito: de alcançar um grande número de pessoas com informações de qualidade e, acima de tudo, contribuir para salvar vidas”, afirmou.

De acordo com o desenvolvedor, sargento Bruno Moraes, o SOS 193 não substitui o atendimento presencial, mas dá à população mais condições de assistência, por meio de uma linguagem simplificada. “Há algum tempo, as pessoas teriam que andar com cartilhas, de papel, para buscar informações sobre primeiros socorros. Com o SOS 193, elas podem consultar as orientações, com uma linguagem de fácil entendimento e acionar os bombeiros pelo próprio APP”, ressaltou.

O aplicativo pode ser baixado, gratuitamente, pela loja virtual do Android, Google Play Store.

 

 

Continue Lendo