Connect with us

Estado

Área da Família: projeto a ser realizado em Araguaína abordará guarda e alienação parental

Published

on

O êxito da conciliação e mediação na resolução das demandas jurídicas, principalmente na área da família, no âmbito da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) é destaque no “Defensoria em Pauta: Teia de Afeto”. O projeto que será realizado em duas faculdades de Araguaína na próxima sexta-feira e sábado, dias 5 e 6 de abril, das 8 às 12 horas.

Nos eventos serão realizadas rodas de conversa sobre a temática guarda e alienação parental, com a participação da equipe da 1ª Defensoria de Família e Sucessões da DPE em Araguaína, que tem como titular a defensora pública Téssia Carneiro.

O projeto busca sensibilizar os operadores do Direito e acadêmicos dos Núcleos de Prática Jurídica do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (Unitpac) e da Faculdade Católica Dom Orione (Facdo) para a resolução do conflito na modalidade extrajudicial, além de apresentar o trabalho desenvolvido no Núcleo Especializado de Mediação e Conciliação (Numecon) de Araguaína para que, quando cabível, encaminhem os assistidos carentes ao serviço.

Para a idealizadora do projeto, defensora pública Téssia Carneiro, as demandas judiciais que envolvem crianças e adolescentes, em especial nos processos de guarda e regulamentação de visitas, precisam preservar as relações das partes envolvidas. “Os genitores ou responsáveis acabam por envolver as crianças no conflito, projetando suas frustrações e mágoas, o que gera significativo abalo no desenvolvimento dos mesmos. Também nota-se que, muitas vezes, os operadores do Direito possuem dúvidas sobre qual a forma mais eficaz de orientar às famílias a evitar tais situações”, afirmou.

Inscrições

A roda de conversa no Unitpac será na próxima sexta-feira, dia 5, e recebe inscrições no site www.unitpac.com.br. Já o evento na Facdo será no sábado, dia 6, e as inscrições podem ser feitas na sede da Defensoria em Araguaína. A entrada será mediante a entrega de 1 kg de alimento não perecível para serem doados a pessoas carentes ou 1 litro de leite para o café da manhã das crianças que utilizam a brinquedoteca da DPE em Araguaína. A atividade terá certificação.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas