Connect with us

Estado

Agricultura e empresas de produção de sementes de grãos preparam vitrines tecnológicas para Agrotins 2019

Vitrines tecnológicas terão área de 24 mil m², distribuídas entre 10 empresas com plantio de cultivares soja, sorgo e híbridos de milho

Published

on

Técnicos acompanham monitoramento do cultivo

Faltando 35 dias para realização da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019), a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e empresas produtoras de sementes de grãos (milho, soja e sorgo) preparam as vitrines tecnológicas para o evento. A feira ocorrerá de 7 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na Rodovia TO-050, saída para Porto Nacional.

As vitrines tecnológicas abrangem uma área de 24 mil m², distribuídas entre 10 empresas com plantio de cultivares soja, sorgo e híbridos de milho. No local, os expositores plantam sementes de alto padrão de qualidade e produtividade. As vitrines já estão 100% plantadas, sendo monitoradas pelos técnicos.

Segundo o diretor de tecnologia, Fernando Garcia, a cada ano, a tendência das vitrines na Agrotins é evoluir, ampliando espaços para mostrar, aos produtores, as novas variedades de sementes. “As vitrines de grãos são um espaço para apresentar as novas tecnologias no segmento de sementes, oportunizando, aos agricultores, produtos de melhor qualidade e produtividade no campo”, argumentou.

Empresas

O representante comercial da empresa de sementes Nideira, Alessandro Costa, explica que, na sua área de plantio, são quatro lançamento de sementes de soja codificada, perfazendo ao todo 12 cultivares de soja e híbrido de milho. “O importante destas cultivares é que elas possuem alto teto, capacidade produtiva, podendo chegar a 80 sacas por hectare”, ressaltou.

Em relação à expectativa de comercialização na Agrotins, Alessandro conta que, a cada ano, tem boas perspectivas de negócios futuros. Nos últimos anos, nas safras 2017/18 foram vendidas 80 mil sacas e, para a próxima safra 2019/2020, a expectativa é vender 120 mil sacas.

Já o representante comercial da KWS sementes, Kauê Demori, cultiva na vitrine, 4 cultivares de soja, 5 de milho e 2 de sorgo. “Já plantamos tudo. Estamos no processo de monitoramento para evitar pragas e doenças. E, com isso, mostrar ao produtor um plantio de qualidade”, ressaltou, acrescentando que pretende comercializar em torno de 20% a mais, em relação a 2018, na Agrotins.

Agrotins

A Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e suas vinculadas, o Instituto do Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec). Além disso, tem parceria com instituições públicas, iniciativa privada e entidades de classe ligadas ao setor agropecuário.

Mais informações sobre a Feira no site www.agrotins.to.gov.br .

 

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas