Connect with us

Estado

As lutas renderam frutos neste sábado, 22, com a conquista de três vagas nas finais e, consequentemente, nos Jogos de Natal / RN, que serão realizados em novembro.

Published

on

Suor e superação foram as tônicas que nortearam as equipes tocantinenses nos três primeiros dias da etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude, realizada em Manaus, capital do Amazonas. Desde a última quinta-feira, os atletas do Tocantins entram em quadra com garra e determinação buscando vagas na etapa nacional da maior competição interescolar do Brasil. E as lutas renderam frutos neste sábado, 22, com a conquista de três vagas nas finais e, consequentemente, nos Jogos de Natal / RN, que serão realizados em novembro.

As equipes que venceram as semifinais foram o handebol feminino, 12 a 4 anos, do Colégio Ulbra Palmas, o voleibol masculino, 15 a 17 anos, do Colégio Estadual Guilherme Dourado e o basquetebol masculino, 12 a 14 anos, da Escola Municipal Maria Júlia Amorim Soares.

Manaus é uma cidade quente e bastante úmida, o que faz com que os atletas transpirem mais do que o de costume. Por isso, o suor foi uma abundante companhia de todos em terras amazonenses. E este foi o primeiro desafio enfrentado pelas equipes nesta etapa da competição. Mas como o calor é para todos, o foco em todas as modalidades precisava ser nos adversários. E foram complicados, mesmo que os placares, às vezes, insistissem em contradizer.

O basquetebol masculino venceu a semifinal e conquistou vaga na final da competição.

Nas semifinais, o basquetebol foi a modalidade que apresentou o nível de emoção mais elevado. Com um jogo consistente nos primeiros três períodos da partida, a equipe da Escola Maria Júlia viu a equipe da casa aumentar o ritmo da partida levada pela torcida. A vantagem que era de oito pontos durante quase todo o jogo, caiu para apenas um e os tocantinenses fecharam a o jogo vencendo por 26 a 25. “A nossa primeira missão era conseguir a vaga na nacional. Os meninos deram muito duro durante a competição e agora é manter o foco para a final de amanhã”, frisou o técnico Adriano Moraes.

No handebol masculino, os meninos do Colégio Ulbra Palmas enfrentaram o time de Roraima que não conseguiu se encontrar na partida. O desafio principal neste jogo era manter a concentração e não permitir que os adversários crescessem e impusessem algum tipo de problema. Com o placar final marcando 25 a 11 para os tocantinenses, a hora foi de comemorar a classificação para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude.

Tocantins vence três semifinais e garante vagas na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude.

“Acho que o nosso diferencial hoje foi o jogo coletivo. Nós conseguimos manter o nível elevado o tempo todo e conquistamos essa classificação que era o nosso objetivo. Agora vamos buscar o título”, destacou Vitor Machado Sales, jogador da equipe que enfrenta o time de Manaus na final.

Juracy Júnior, técnico da equipe frisou o empenho dos jogadores e destacou que o momento agora é de manter a concentração elevada. “Agora é descansar, nos alimentarmos bem e mantermos a concentração, pois ainda temos uma final para jogar e sabemos que é uma boa equipe”, completou.

No voleibol masculino, 15 a 17 anos, a superação da forte equipe do Colégio Estadual Guilherme Dourado foi desde o início, quando tiveram poucas horas de sono entre a chegada a Manaus e a estreia. Passado o primeiro jogo com uma vitória complicada contra a equipe do Pará, os meninos ainda venceram os times de Rondônia e Roraima antes de conquistar a vaga na final e na etapa nacional dos Jogos. Agora, o time enfrenta a equipe do Distrito Federal naquele que promete ser o jogo mais difícil desta equipe na competição.

Disputa de bronze

Outras cinco equipes tocantinenses chegaram às semifinais da etapa de Manaus dos Jogos. O futsal feminino 15 a 17 anos da Escola Estadual Adá Teixeira de Assis, o futsal masculino, 12 a 14 anos do Colégio Estadual Irio Oliveira Souza, o handebol feminino, 12 a 14 anos, do Colégio Batista de Palmas, o handebol masculino, 15 a 17 anos, do Colégio Pré-Universitário e o voleibol feminino, 15 a 17 anos, do Colégio Dom Bosco. Estes irão disputar medalhas de bronze neste domingo.

JEJ 2018

Em 2018, os Jogos Escolares da Juventude sofreram uma mudança com relação aos anos anteriores. Até 2017, todas as equipes das modalidades coletivas que vencessem as finais estaduais dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), se classificavam diretamente para a etapa nacional dos JEJ. A partir deste ano, contudo, o Comitê Olímpico do Brasil, organizador do evento, implementou uma etapa regional para as modalidades coletivas. Desde então, as equipes campeãs estaduais passam por uma fase regional antes de disputar os jogos nacionais.

Com 27 unidades federativas, o COB definiu três macrorregiões, cada uma com nove representantes. A primeira, com todos os estados do Nordeste, a segunda com todos os estados do Norte, mais Mato Grosso e o Distrito Federal e a terceira, com os outros estados do Centro-Oeste, mais os estados do Sul e do Sudeste. Os vencedores desta etapa se juntam aos atletas das modalidades individuais na etapa nacional que será realizada em Natal / RN, em novembro.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas