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Cidades

13º Festival Gastronômico de Taquaruçu terá rota gastronômica de restaurantes

A Rota dos Sabores concorre com o prato Tudo de Bom, assinado pela chef Lucia Ramaldes

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A Rota dos Sabores concorre com o prato Tudo de Bom, assinado pela chef Lucia Ramaldes

Uma das novidades para o 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu foi a inclusão da categoria ‘Restaurantes e Empreendimentos do distrito de Taquaruçu/Taquaruçu Grande’, que durante o evento se transformará em ‘Rota Gastronômica de Taquaruçu’. A Rota, que funcionará nos próprios estabelecimentos, terá início mais cedo, no dia 28 de agosto, e vai até o dia 08 de setembro, quando também termina o grande evento na Praça Tarcísio Machado.

Nesta edição do Festival, serão nove empreendimentos, que funcionarão nos próprios estabelecimentos. Os pratos inscritos nesta categoria concorrerão separadamente das demais categorias, podendo ser prato doce, salgado ou comidinha salgada, e serão comercializados entre os valores de R$ 10,00 a R$ 50.00. A premiação segue a mesma das demais categorias do Festival, sendo 6 mil para o primeiro colocado, 2 mil para o segundo e mil reais para o terceiro colocado.

Para a empreendedora de Taquaruçu, Verônica Augusto, que participa desde as primeiras edições do evento, e já garantiu sua vaga nesta nova categoria, a categoria ‘Restaurantes e Empreendimentos’ vem inaugurar uma nova fase do Festival, e tem todas as chances de ser um grande sucesso.  “Esta nova categoria vai nos ajudar muito, com mídia para o nosso estabelecimento, e também vamos poder atender melhor o nosso cliente, e apresentar melhor nosso prato, pois é bem diferente quando preparamos o prato fora das nossas condições habituais. Este ano não vamos precisar fechar o nosso estabelecimento nos dias do Festival, e sim abrir ainda mais para receber os turistas”, comemora Verônica.

O presidente da Agtur, Eudes Assis, explica que a ideia da criação da ‘Rota Gastronômica de Taquaruçu’ partiu da necessidade de reconhecimento e legado àqueles que todos os anos emprestam o distrito para receber o FGT. Ele destaca que esta foi pensada para consolidar o destino Turístico de Taquaruçu, como também manter uma rota gastronômica permanente. “A cada ano o Festival vem crescendo, mas quando o evento acaba não temos referências para encontrar os pratos participantes, dessa forma, vamos levar os turistas até os estabelecimentos, consolidando uma rota gastronômica e deixando um legado para o destino”, finalizou o gestor.

Projeto

Os empreendimentos participantes da ‘Rota Gastronômica de Taquaruçu’ fazem parte de Projeto de Estruturação Turística do Distrito. O projeto é uma parceria entre o Sebrae Tocantins, Sebrae Nacional e a Prefeitura de Palmas, por meio da Agtur. A parceria teve início em 2014 com o objetivo de trabalhar a estruturação de atividades relacionadas ao turismo nos territórios de Taquaruçu e Taquaruçu Grande. Nesse período, cerca de 70 pequenos empresários receberam capacitações, consultorias empresariais, missões tecnológicas, apoio à governança local e acesso a eventos nacionais. Conforme o Diagnóstico Turístico do Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu, 80% dos negócios são voltados ao segmento da alimentação e 66% aos serviços de apoio ao turista.  Entre os 19 negócios relacionados a atividades turísticas com atrativos, 10 possuem cachoeiras.

Confira os empreendimentos participantes da Rota Gastronômica de Taquaruçu

Taquaruçu

– Restaurante Sabor da Serra – Chambarilove – chef Verônica Augusto

– Aldeia da Serra – Bobó de camarão com babaçu – chef Elisângela Marques

– Rota dos sabores – Tudo de bom – chef Lucia Ramaldes

– Casa das Flores – Risoto savana – chef Tati

– Vila dos Sabores – Tucunaré da vila – chef Beatriz Augusto

– Cachoeira da Roncadeira – Tapiocafé – chef Maria Acirene

– Pote de Ouro – Beiju de Ouro – chef Daniella Aires

Taquaruçu Grande

– Célias Restaurante – Maria Isabel de pirarucu – chef Maria Célia

– Estância Machado – Frango caipira à moda goiana – chef Joziana Machado

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FMA realiza simpósio sobre Manejo Populacional de Capivaras a partir dessa segunda, 19

Capivaras são vistas com frequência no Parque Cesamar

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Terá início nesta segunda-feira, 19, o Simpósio sobre Manejo Populacional de Capivaras, realizado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) em parceria com diversos órgãos e instituições. A intenção é discutir sobre o crescimento populacional destes animais em espaços urbanos e suas consequências.

O evento acontece na Universidade Católica de Palmas I (Unicatólica) e na Ulbra, no período de 19 e 22 de agosto, sendo os dois primeiros dias abertos ao público em geral e os dois últimos restritos a médicos veterinários parceiros do projeto.

Durante o simpósio serão debatidas questões relativas ao habitat natural das capivaras, a ocupação não adequada por esses animais de espaço urbano, o que pode acarretar prejuízos tanto ao meio ambiente, quanto ao ser humano e também às próprias capivaras. Também serão abordados temas como os recursos naturais disponíveis para atender as necessidades nutricionais desses animais.

As inscrições para participação no Simpósio podem ser realizadas através do link ou no próprio local.

A organização solicita que o participante faça doação de um litro de leite zero lactose ou uma lata de wiskas (alimento para gatos que possui nutrientes específicos), para ajudar na recuperação de animais abrigados no Centro de Fauna do Tocantins (Cefau).

Programação

Segunda-feira, 19

09h30 – 10h30

Mesa de abertura

Local: Auditório da UniCatólica

10h30 – 12h

PALESTRA : Diagnóstico das Capivaras

Local: Auditório da UniCatólica

(Bruna de Almeida – FMA)

14h -15h30

PALESTRA 2: FMB e Lyme

Local: Auditório da UniCatólica

(Dr. Mônica Silva Dias FrancoInfectologista)

15h30 – 16h30

MESA REDONDA: Impacto Ambiental e Urbano da Fauna de Capivaras

Local: Auditório da UniCatólica

(Mediador: Marcelo Grison, Convidados: Naturatins, Representante da BPMA, Representante da GMP, Prof. Dr. Marcos Vinícius de Souza)

Terça-feira, 20

08h – 09h30

PALESTRA 3: Controle ético de

capivaras em centros urbanos

Local: Auditório do Ceulp/Ulbra

(Prof. Dr. Marcos Vinícius de Souza)

9h30 – 12h

PALESTRA 4: Existem riscos ao se manejar grandes roedores selvagens?

Local: Auditório do Ceulp/Ulbra

(Prof. Dr. Marcos Vinícius de Souza)

14h -15h30

PALESTRA 5: A Extrapolação Alométrica como ferramenta na contenção farmacológica de grandes roedores.

Local: Auditório do Ceulp/Ulbra

(Prof. Dr. Marcos Vinícius de Souza)

15h30 – 16h30

PALESTRA 6: Modulação comportamental: uma aliada no manejo de animais selvagens.

Local: Auditório do Ceulp/Ulbra

(Prof. Dr. Marcos Vinícius de Souza)

16h30 – 17h30

Encerramento para o público geral

Quarta-feira, 21

8h – 12h

TEÓRICO I:

Administração de fármacos a distância

Local: Clínica Veterinária da UniCatólica

(Público alvo: Médicos Veterinários participantes do projeto)

14h – 17h30

PRÁTICA I: Confecção de Dardos

Local: Parque Cesamar (Público alvo: Médicos Veterinários participantes do projeto)

Quinta-feira, 22

8h – 12h

PRÁTICA II: Cirurgia

Local: Hospital Veterinário do Ceulp/Ulbra

(Público alvo:Médicos Veterinários participantes do projeto)

14h – 17h30

PRÁTICA III: Cirurgia

LOCAL: Hospital Veterinário do Ceulp/Ulbra

(Público alvo: Médicos Veterinários participantes do projeto)

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Cidades

Comando do 4º BPM visita Comarcas da região Sul do Estado e estabelece vínculos para a lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrências – TCO’s

Com o propósito de esclarecer a atuação da PM na lavratura de TCO’s o comando da Unidade realiza visita à Comarca de Palmeirópolis. Os policiais militares receberão capacitação para atuarem diante dessa nova realidade.

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Na tarde desta quinta-feira, 15, o subcomandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), major QOPM José Batista Freitas visitou a Juíza de Direito da Comarca de Palmeirópolis, Dra. Ana Paula Araújo Aires Toríbio com a finalidade de esclarecer a atuação da Polícia Militar (PM) na lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrências – TCO’s e estabelecer este vínculo específico, além da natural missão institucional de sua competência.

A medida está fundamentada no Provimento no 009/2018 – TJTO, endossado por decisão do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, que autoriza os juízes dos Juizados Especiais Criminais e os demais com competência criminal a receber, distribuir e processar os TCO’s lavrados por policiais militares do Tocantins.

Durante a visita, o major Freitas conversou brevemente com a magistrada acerca dos serviços prestados pelo batalhão na sua área circunscricional, da qual integra a cidade e Comarca de Palmeirópolis, e fez uma explanação sobre a capacitação de policiais militares para a lavratura dos TCO’s.

Na mesma ocasião, o capitão Marcus Vinícius de Farias, chefe da Seção de Planejamento, Instrução e Ensino da Unidade, esclareceu como será operacionalizado a atuação dos policiais militares e também ajustou a pauta de audiências da Comarca com o objetivo de realizar as intimações prévias das pessoas que serão notificadas.

A doutora Ana Paula destacou que a decisão que autoriza a lavratura de TCO’s pela PM contribuirá para a melhoria dos serviços ao cidadão, principalmente no aspecto de desburocratização e celeridade na prestação jurisdicional.

O comando da Unidade reitera que os policiais militares receberão instruções e aprimoramento técnico-profissional para atuarem dentro dessa nova realidade com o propósito de melhor atender as exigências da sociedade e o interesse da Corporação.

Visitas às Comarcas:

O comando da Unidade já visitou também as Comarcas de Gurupi, Formoso e Araguaçu.

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Prorrogadas inscrições do concurso público para professor da UnirG, com salário de até R$9.990

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O prazo de inscrições para o concurso público para provimento de vagas nos cargos de professor do magistério superior da Universidade de Gurupi – UnirG foi adiado para 16 de setembro. O custo da taxa é de R$ 350. São ofertadas 40 vagas e o salário varia entre R$ 2.900 a R$ 9.990.

Para se inscrever o candidato deve enviar a documentação exigida no edital pelo e-mail [email protected], além do pagamento da inscrição até o dia 17 de setembro, conforme o limite de recebimento bancário. A relação dos documentos está disponível no edital, no endereço http://www.unirg.edu.br/a-unirg/concursos-e-selecoes/.

Segundo o presidente da Comissão de Organização do Concurso (COC), Paulo Henrique Matos, em função da confusão dos inscritos no envio da documentação, resolveu-se prorrogar o prazo para que a meta fosse alcançada. “Houve ainda a baixa procura de inscritos na área da saúde. Para garantir o preenchimento dessas vagas e assegurar a ampliação para aqueles que não enviaram corretamente a documentação no ato da inscrição, considerando que o número foi bastante, a Comissão decidiu ampliar o prazo das inscrições“, explicou o professor.

O processo seletivo será feito em quatro etapas: análise da documentação (caráter eliminatório); prova escrita (caráter eliminatório e classificatório); prova didática (caráter eliminatório e classificatório) e prova de títulos (caráter classificatório).

 A prova escrita será em 20 de outubro. Já a realização da prova didática será nos dias 09 e 10 de novembro, conforme convocação por vaga, além da entrega de títulos. O resultado final está previsto para ocorrer em 06 de dezembro.

VAGAS

As vagas ofertadas são para profissionais das áreas de: Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Letras, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Psicologia. A remuneração varia entre R$ 2.912,04, R$ 5.824,09 (especialista) e R$ 4.994,72, R$ 9.989,44 (doutor), conforme a titulação e a jornada de trabalho.

O certame será realizado pela Comissão de Organização do Concurso (COC) da Fundação UnirG, com apoio da Fundação Aroeira, de Goiânia (GO).

Outras informações podem ser conferidas no edital disponível no endereço http://www.unirg.edu.br/a-unirg/concursos-e-selecoes/

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