Connect with us

Cidades

0800 da Saúde amplia atendimentos com novo fluxo de pacientes regulares

A partir desta segunda-feira, 11, programas como pré-natal, hipertensão, diabetes e saúde mental farão agendamento de consultas direto na unidade básica de saúde

Published

on

Programa 0800 da Saúde tem garantido mais facilidade no agendamento de consultas de prevenção em Araguaína desde 2016. O call center funciona das 7 às 19 horas

Com o objetivo de ampliar os atendimentos e manter a eficiência, o Programa 0800 da Saúde (0800 641 2200) fará mudança no agendamento de consultas por telefone. A partir desta segunda-feira, 11, pacientes que são atendidos por meio de programas como pré-natal, hipertensão, diabetes, saúde mental e saúde da criança marcarão as consultas diretamente nas unidades básicas de saúde (UBS).

“Essa mudança é necessária para que possamos facilitar o acesso para ligações de outros pacientes, já que os atendidos pelos programas têm acompanhamento pré-determinado nas unidades básicas de saúde. Nós estávamos fazendo um serviço duplicado”, explicou o diretor do 0800 da Saúde, Jales Dias.

O diretor ainda explicou que muitos dos pacientes dos programas já marcavam as consultas na UBS e que a medida apenas direciona todos para a unidade e diminui o fluxo das ligações. Ele citou quais agendamentos serão mantidos pelo telefone a partir de segunda-feira: “Os atendimentos destinados a pacientes que desejam realizar consultas e exames de rotina ou buscam tratamento para sinais e sintomas”.

Abertura de vagas por telefone
Dias também informou que, só em janeiro, 33% dos agendamentos pelo 0800 da Saúde foram realizados por pacientes atendidos por programas. “Um total de 2.430 dos 7.270 agendamentos de consultas foram desses pacientes. Com a mudança, o fluxo de ligações no 0800 da Saúde terá menor número de ligações telefônicas e facilitará o acesso ao call center, que atualmente recebe mais de 12.000 ligações por mês”.

Consultas regulares dos programas
Os pacientes que farão atendimento diretamente na recepção das UBS têm consultas pré-determinadas para acompanhamento de seus casos. No Programa Pré-Natal, por exemplo, as gestantes têm o primeiro atendimento com enfermeiro da unidade, que inicia o acompanhamento da gravidez. A partir desse atendimento, a paciente passa a ter consultas intercaladas entre enfermeiro e médico, no mínimo de seis consultas, até o parto.

O Programa Hiperdia atende pacientes portadores de hipertensão e diabetes, que por protocolo são atendidos mensalmente e com atendimento médico a cada 90 dias. Nos meses subsequentes ao atendimento médico, a consulta será realizada pelo enfermeiro.

O primeiro atendimento do Programa Saúde Mental é feito na UBS e, dependendo de cada caso, podem ter acompanhamento especializado nos centros psicossociais. Já o Programa Saúde da Criança acompanha os pequenos com idade de zero a 12 anos, 11 meses e 29 dias, recebendo atendimentos pelos agentes comunitários de saúde, com quem fazem elo entre a família e a UBS.

Pessoas com casos de hanseníase, tuberculose e tabagismo também são atendidas diretamente nas unidades.

Facilidade no agendamento
O 0800 da Saúde tem garantido mais facilidade no agendamento de consultas de prevenção em Araguaína desde 2016, quando foi implantado. O call center funciona em uma sala na Secretaria Municipal da Saúde e é interligado com todas as UBS. Os agendamentos por telefone são realizados das 7 às 19 horas e cada UBS tem o dia específico para agendar as consultas.

Pacientes com casos de urgência e emergência são direcionados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizado no Setor Araguaína Sul.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas